twitter
rss


O DESAFIO DA SALA DE AULA É QUE OS ALUNOS SÃO DIGITAIS E MUITOS PROFESSORES SÃO ANALÓGICOS.


 
Pessoal, nunca tinha ouvido falar de crianças da geração Z mas é um assunto atual que muito interessa aos pais e aos educadores em geral. Então, resolvi pesquisar, achei um artigo interessante no blog americano Getting Smart e traduzi para vocês. É o futuro, já presente!


GERAÇÃO Z

Se você nunca ouviu falar de Geração Z , agora é a hora!
Os Gen Zs são as crianças nascidas em qualquer lugar, do início e meados da década de 1990 até 2010. Eles enchem as salas de aula desde a pré-éscola até o ensino médio. Um ponto de partida e de parada exatos são sempre inexatos quando se trata de rótulos geracionais, mas este grupo tem a distinção de viver em um mundo que sempre teve a internet. Note-se que os Gen Zs têm uma data final, algo em torno de 2010. O grupo a seguir? Geração Alpha. Sua distinção: são Gen Zs turbinados com Red Bull.
Eu me debrucei (N. T.: o escritor desse artigo) sobre inúmeras pesquisas e classifiquei as características dos Gen Zs em sete grandes categorias que abrangem tudo, desde a educação até a socialização para o comércio.
Você também pode ver a lista aqui, mas eu gostaria de fazer disso um documento vivo . Se você descobriu outras tendências ou características Gen Z, por favor comente abaixo! Vou continuar atualizando a  lista.


Características Principais

·      Os Gen Zs nasceram no início e meados da década de 1990 até 2010.

·      A Internet , a tecnologia , a guerra , o terrorismo , a recessão e as mídias sociais moldam suas vidas.

·      Gen Zs possuem uma inteligência tecnológica.

·      A mídia social os conecta globalmente com os seus pares.

·      A internet os conecta globalmente com o conhecimento.

·      Eles são brilhantes e seus níveis de QI são mais elevados do que os das gerações anteriores.

·      Eles são naturalmente flexíveis e esperam flexibilidade das instituições .

·      Eles são mais receptivos à diversidade.


Mídias Sociais

·      Os Gen Zs estão sempre conectados através de um mundo baseado em uma nuvem perfeita de amigos, dados e entretenimento.

·      As mídias sociais e o contato imediato é muito importante para eles.

·      Esperar por e-mails nunca fez parte do mundo Gen Z.

·      A mídia social tornou mais fácil para eles assumirem causas sociais. Eles procuram carreiras que irão ajudar o mundo .

·      A mídia social tem levado a um senso de justiça social, especialmente quando eles são bombardeados com imagens e notícias de guerra, recessão e mudanças climáticas.

·      Eles gostam de "informações das massas" para buscar soluções através das mídia sociais.


Dispositivos e Ferramentas

·      Os Gen Zs tornaram-se uma geração de criadores e produtores de conteúdo com ferramentas digitais e aplicativos da web atuais.

·      Eles consomem a maior parte de seus meios de comunicação em dispositivos móveis.

·      Os Gen Zs preferem mídia que eles possam interagir ao invés de textos impressos ou de TV passiva.

·      Eles querem dispositivos multifuncionais (que baixem vídeos, acessem a Internet e toquem música) .

·      Eles preferem sites, aplicativos e mídias sociais que permitam vários recursos como postar fotos, vídeos , textos, comentários, avaliações, etc.


No Mundo do Comércio

·      Os Gen Zs não são leais à marcas. Eles vão misturar e combinar tudo, desde roupas de marcas até filosofias.

·      Adolescentes e pré-adolescentes Gen Zs têm o maior impacto sobre a economia do que essa faixa etária jamais teve. Suas "curtidas", avaliações de produtos e comentários nos fóruns das mídias sociais tem sido disputadas por empresas e comerciantes .

·      Eles têm gastado mais do que qualquer geração antes deles na sua idade. Estes gastos são impulsionados por cartões de presente, como cartões iTunes que são gastos online.

·      Eles procuram maneiras alternativas para entrar em suas profissões, a medida que os custos da faculdade sobem.

·      Os Gen Zs estão mais preocupados com a compra de produtos ambientalmente seguros do que as gerações anteriores .


Socialização

·      Os Gen Zs estão sempre conectados através de um mundo baseado em uma nuvem perfeita de amigos próximos, dados e entretenimento.

·      Os Gen Zs esperam ser capazes de trabalhar, aprender e estudar onde e quando for possível.

·      O seu dia é preenchido com imagens e notícias de todo o mundo, muitas vezes descrevendo o terrorismo , a recessão mundial e as mudanças climáticas.

·      Devido ao acesso a uma avalanche constante de notícias globais, os Gen Zs são mais socialmente responsáveis do que as gerações anteriores .

·      Eles levarão o estilo de vidas dos jogos para a vida adulta.

·      Eles são descritos como crescendo rápido demais, mas não é bem assim! Eles crescem rápido por causa da exposição a tantas notícias perturbadoras, mas eles continuarão jogando seus joguinhos por um longo tempo e a desejar que a escola e o trabalho sejam divertidos.

·      Os Gen Zs estão mais próximos de seus pais do que a geração anterior porque eles assistem aos mesmos programas de TV, ouvem a mesma música, e jogam os mesmos vídeo games.

·      Eles têm menos necessidade de orientação, porque eles têm acesso a todas as respostas, especialmente sobre as coisas que eles são apaixonados.

·      Os pais tendem a incentivar demais a elevação da auto-estima de seus filhos Gen Zs.

·      Auto-estima elevada , mais ferramentas digitais de fácil utilização levam os Gen Zs a pensar que podem fazer qualquer coisa.

·      Os Gen Zs têm uma noção real da quantidade de dados a que eles têm acesso e da velocidade em que eles podem acessá-los. É um fato natural de suas vidas.

·      Os Gen Zs é a geração mais ensinada em casa da era da escola pública moderna. O ensino em casa tem feito com que este grupo seja mais próximo de seus familiares.

·      Os Gen Zs tornaram-se emocionalmente ligados a seus hábitos digitais, que os mantêm on-line por longos períodos. (vício em internet foi classificada como uma desordem pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders em 2013).


·      Profissionais do Futuro
Os 65 % dos alunos do ensino fundamental trabalharão em empregos que não existem hoje.

·      A maior preocupação dos Gen Zs (quase 80 %) é se eles terão um emprego quando se formarem .

·      Os Gen Zs deseja implantar uma ideologia economica mais profissional e técnica, enquanto que o maior crescimento está na economia de serviços.

·      Eles serão um tipo diferente de profissional, não um trabalhador de 40 horas semanais, mas empreiteiros independentes que resolvem problemas com uma perícia particular.

·      Eles têm receio de planos de longo prazo. Eles não estão pensando em carreiras de 30 anos em um só lugar.

·      Os Gen Zs têm as personalidades dos trabalhadores que apóiam seus patrões, mas eles vão procurar empregos onde patrões também os apóiem.

·      A flexibilidade é importante para eles . Os empregadores temem que eles sejam tão flexíveis que retê-los possa ser um problema.

·      Os Gen Zs não serão tão fiéis às empresas como as gerações antes deles . Eles testemunharam a falta de lealdade corporativa quando seus próprios pais e irmãos mais velhos perderam seus empregos durante a recessão.

·      Eles esperam resultados rápidos (promoções) e irão manter seus currículos sempre acessíveis e atualizados.

·      A recessão os verá competindo por empregos em todos os níveis com os adultos mais velhos.

·      A economia da Internet , a quantidade de ferramentas e de financiamento têm permitido aos Gen Zs se tornarem empresários online de sucesso, com a venda de originais de música, vídeo e conteúdo textual (...)


Os Aprendizes da Geração Z

·       Porque o Gen Z é da geração digital, muitos professores supõem incorretamente que todos são "cidadãos digitais" e estão conscientes dos perigos on-line, do gerenciamento de informações pessoais on-line, da defesa da propriedade intelectual, da inteligência tecnologica, e assim por diante.

·       Seus cérebros estão programados para o rápido envio de conteúdo, dados e imagens a partir de computadores, videogames e da Internet.

·       Os educadores estão cada vez mais trazendo design de jogo e teoria dos jogos para a educação através de recursos como classificação contínua, feedback contínuo, objetivos claros, recompensas, desafios, etc.

·       Os Gen Zs são movidos por aprendizagem por gráficos. Eles compreendem melhor os gráficos complexos do que as gerações anteriores.

·       Eles detestam aulas expositivas.

·       Os Gen Zs são frequentemente multi-tarefa.

·       Gostam de ter acesso aleatório à informação, adoram explorar usando as suas próprias rotas, precisam de gráficos , querem diversão e respostas instantâneas.

·       Seu mundo digital pode ser personalizado. Eles querem sua educação personalizada, também.

·       Pesquisadores dizem que os Gen Zs são crianças inteligentes e serão adultos inteligentes que podem lidar com uma grande quantidade de dados e tomar decisões.

·       O desafio da sala de aula é que os alunos são digitais e muitos professores são analógicos.

·       Os professores da velha escola tendem a não apreciar as competências digitais dos Gen Zs ou como seus cérebros estão conectados .

·       Os professores da velha escola não estão preparados para ensinar o "conteúdo do futuro " que os Gen Zs adoram. O conteúdo do futuro inclui software, hardware, tecnologia digital e mídia social.

·       Os professores estão em desvantagem, porque eles não estão tão confortáveis com a tecnologia como seus alunos estão.

·       O acesso a tantos dados faz com que os Gen Zs procurem respostas rápidas ao invés de mais resolução de problemas .

·       Os Gen Zs, muitas vezes, não dispensam tempo para checar a confiabilidade das informações.

·       Eles devem ser ensinados a descobrir, administrar e gerenciar informações. Isso será essencial para a ideologia econômica da era do conhecimento.

·       A Inteligência Fluida (resolução de problemas) em escores de QI tem aumentado desde os anos 90. Os designers de games gostam de dar crédito, porque seus multi-jogadores e os jogos baseados em problemas se tornaram uma febre simultaneamente.

·       Criar " fraudes " e hackear jogos são um sinal de brilho no mundo Gen Z. Isso não concilia com o seu mundo educacional. Os professores não recompensam atalhos.

·       Os Gen Zs são incrivelmente mais bem informados sobre as suas paixões do que as gerações anteriores a eles, porque eles têm acesso a muito mais informação, e podem interagir com colegas de todo o mundo que têm os mesmos interesses.

·       43 % preferem a aprendizagem digital e acham que é mais fácil aprender a partir da Internet.

·       Os pais estão tendo mais responsabilidade na educação de seus filhos e eles querem opções e escolhas .

·       A diferença entre o que as escolas estão ensinando e as competências necessárias para o futuro é cada vez maior.

·       O mundo Gen Z está aumentando o intercâmbio e os seus projetos escolares precisam refletir isso.

·       Estudantes Gen Zs precisam ser desafiados com base em projetos e aprendizagem ativa para atender as demandas do futuro.


Perigos para os Gen Zs

·      Recessão, guerra, crise energética e as mudanças climáticas os colocam em um mundo cheio de incertezas.

·      Os Gen Zs são descritos como muito dependente da tecnologia .

·      Crimes cibernéticos como o bullying, roubo de identidade, roubo de propriedade intelectual são uma fronteira perigosa que ainda não são policiadas ou regulada muito bem.

·      O custo da educação superior está se tornando proibitivo.

·      Os Gen Zs precisam de habilidades de nicho, mas a educação despersonaliza é lenta para acompanhar.

·      Alguns Gen Zs não têm acesso ao mundo digital. Posição socioeconômica e o local de moradia desempenham um papel importante neste processo.

·      Os Gen Zs enfrentam problemas de saúde associados a estilos de vida sedentários.

·      As outras gerações têm de lidar com as mudanças das (ou falta de) habilidades interpessoais dos Gen Z 's que são influenciadas pelo avanço da tecnologia.


Pesquisas sobre o assunto (feitas pelo autor do artigo):


·       Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives by John Palfrey and Urs Gasser


·       Gen Z: Digital in Their DNA from JWT Intelligence


·       Employees 3.0: Managing Generation Z from Edge Online

·       Seven Skills Needed for the Future featuring Dr. Tony Wagner

·       Gen Z & What It Means in Your Classroom by Sarah Fudin

·       Gen Z: The Age of the Curator featuring Katherine Savitt

·       Z Future Is Here! by Adam Renfro


·       Generation Z: The Biggest Cheaters Since Homer by Adam Renfro

·       Internet 2011 in Numbers by Pingdom

·       A Day in the Internet Infographic

·       Children of the Tech Revolution by Lucinda Schmidt and Peter Hawkins

·       What Do Teens Think of Emails Infographic


·       Teens Cruel World of Social Networking Infographic

·       How American Teens Communicate Infographic

·       Born Into Tech: Generation Z Infographic


Blog de onde foi retirado o artigo que traduzi:

2 comentários:

  1. Muito interessante este tema. Atualíssimo!!!

  1. boa noite, moro no Estado do Amazonas e por acaso encontrei seu endereço.Sou professor de 5° ano na escola municipal Dom Pedro II município de Manicoré. Estava pesquisando alguma coisa sobre a páscoa e encontrei uns temas que achei bem legais. Gostaria de manter contato.Meu e-mail é ceolin74mauro@gmail.com

Postar um comentário